HexaCampeão – seleção brasileira na Copa do Mundo 2022

HexaCampeão – será que seleção brasileira vai ser a hexacampeão na Copa do Mundo 2022?HexaCampeão

Por que essa mudança de calendário para a próxima copa?

A realização da Copa do Mundo de 2022 em novembro é uma necessidade para garantir que todos os jogadores tenham condições físicas de jogar. Isso porque em junho ou julho, meses em que o campeonato acontece tradicionalmente, o calor no Oriente Médio (inclusive no Catar) é muito elevado e pode chegar a 50°C.

É claro que realizar uma partida de futebol nesse tipo de condição não é nem um pouco viável: os riscos de os jogadores desmaiarem por causa de queda de pressão e de desidratação (devido ao suor excessivo) são muito altos. Portanto, a FIFA transferiu a data do maior campeonato de futebol do mundo para o mês de novembro, quando é inverno no Catar.

É válido lembrar que a Copa do Mundo de 2022 é cheia de “primeiras vezes”:  é a primeira vez em que ela ocorre no inverno, no final do ano, assim como é a primeira vez que o país-sede fica no Oriente Médio. Desse modo, essa próxima edição da Copa pode até servir como um teste para que outros países de mesmas características também sediem o campeonato no futuro.

Algumas pessoas podem achar que a desidratação e a pressão baixa seriam consequências fáceis de ser contornadas e que, por causa disso, não haveria motivos para mudar o calendário da Copa do Mundo. Porém, é importante lembrar que, além da temperatura ser extremamente alta, a sensação térmica pode ser maior ainda, principalmente para quem realiza um esporte que exige tanto esforço físico quanto o futebol.

Não apenas os jogadores, mas os profissionais da área técnica e também os próprios torcedores correriam risco de insolação se os jogos acontecessem em junho ou julho, como é tradicional.

As altas temperaturas do Catar durante o verão não afetam somente as pessoas, mas até os produtos para os cuidados dos atletas e os equipamentos para assegurar o bem-estar de todos, inclusive a segurança.

No começo, ainda se cogitava a ideia de manter o campeonato no período mais tradicional, ou seja, no meio do ano. Para isso, seriam instalados sistemas de refrigeração nos estádios a fim de que os atletas sentissem um pouco mais de alívio durante as partidas.

O problema é que nem sempre esses atletas fazem os seus treinos nos estágios: é comum que as seleções treinem as suas jogadas em outras instalações também e, pensando de forma macro, a ideia de transferir a Copa do Mundo 2022 para o período de inverno começou a se apresentar como a mais acertada, já que as temperaturas durante o dia ficam na faixa de 22°C.

Estádios dos jogos no Catar em 2022

Sempre há bastante curiosidade sobre os estádios onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo e, no Catar, haverá 12 estádios, revezando-se para ser o palco de todas as seleções participantes. O mais importante é o Estádio de Lusail, sendo nele que o campeonato se inicia e se encerra.

Os demais estádios do Catar que poderão ser conhecidos na próxima Copa são os seguintes:

  • Estádio Internacional de khalifa;
  • Estádio Qatar Foundation;
  • Estádio Al Thumama;
  • Estádio Ras Abu Aboud;
  • Estádio Al Wakrah (Estádio Al Janoub);
  • Estádio Al Bayt;
  • Estádio Al Rayyan

Seleções participantes da Copa do Mundo 2022

As seleções que participarão da Copa do Mundo 2022 ainda estão em aberto, pois as eliminatórias terão início em março. Porém, a FIFA já assegurou que há 32 vagas e que a próxima edição do campeonato é a última nesse formato: a partir de 2026, haverá 48 seleções disputando a taça.

As seleções que disputarão um espaço na Copa do Mundo do Catar são vinculadas às seguintes organizações:

  • União das Associações Europeias do Futebol (UEFA);
  • Confederação Africana de Futebol (CAF);
  • Confederação de Futebol da Oceania (OFC);
  • Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol);
  • Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Cariba (CONCACAF);
  • Confederação Asiática de Futebol (AFC)

A maioria dos participantes vem da UEFA, com 13 vagas; já as organizações com menos vagas na Copa serão a OFC e a AFC. Vale dizer que os primeiros jogos das eliminatórias serão já em março de 2020.

Tabela Copa do Mundo 2022

A tabela é uma das partes preferidas dos torcedores, onde se vê a classificação das seleções que estão jogando. Para facilitar o entendimento, existe uma etapa inicial (composta pelas eliminatórias) e a etapa final, que corresponde aos jogos do campeonato efetivamente.

Até 2002, os países-sede não precisaram participar das eliminatórias, mas isso mudou com o desempenho sofrível da seleção francesa. Por isso, desde o campeonato seguinte, em 2006, a seleção do país-sede também é obrigada a disputar as eliminatórias, ou seja: será possível ver a seleção do Catar em campo já a partir do próximo mês de março.

Como é o sistema das eliminatórias da Copa do Mundo 2022

A contabilização dos pontos das eliminatórias da Copa do Mundo 2022 será feita por pontos corridos, de acordo com o que foi estabelecido pela Conmebol. Além disso, o campeonato terá 90 partidas, separadas por 18 rodadas e incluindo turno e returno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *